3M América Latina anuncia as vencedoras da 6ª edição do programa "25 Mulheres na Ciência"

São Paulo, 11 de fevereiro de 2026 – A 3M América Latina anuncia as vencedoras da 6ª edição do programa "25 Mulheres na Ciência", que este ano teve como tema "Mulheres na Manufatura". A iniciativa visa reconhecer e dar visibilidade a projetos liderados por mulheres que aplicam conhecimentos em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) para transformar processos produtivos e impulsionar a inovação industrial nos países da América Latina. Entre as vencedoras, dez são brasileiras, evidenciando a forte representação do país na iniciativa.

A edição de 2026, dedicada às mulheres na manufatura e na indústria, destaca o papel estratégico da presença feminina na inovação industrial. O programa celebrou cientistas, técnicas e pesquisadoras que apresentaram projetos baseados em STEM e que têm aplicação direta no setor manufatureiro, abordando temas como digitalização de processos, automação, sustentabilidade industrial, eficiência energética, segurança, uso de novos materiais e soluções tecnológicas para melhorar a produção e a gestão de recursos.

"O envolvimento das mulheres na manufatura desempenha um papel importante no impulso da inovação. A gama mais ampla de experiências profissionais das vencedoras dessa edição apoia o desenvolvimento de soluções mais eficientes, seguras e sustentáveis. Fomentar a participação da mulher nesse campo fortalece a capacidade do setor de entregar melhorias contínuas – e este projeto foi projetado para reconhecer e apoiar isso", diz Ana Sbaglia, gerente do local de Ribeirão Preto e líder do Grupo de Liderança Feminina da 3M Brasil.

Nesta edição de 2026, temos 25 vencedores de países latino-americanos, 10 representando o Brasil. Entre elas, estão representadas todas as regiões do país: Norte (Amazonas), Nordeste (Ceará e Sergipe), Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul), Sudeste (São Paulo) e Sul (Rio Grande do Sul e Santa Catarina).

Vencedoras da 6ª edição de "25 Mulheres na Ciência América Latina", 2026 – Brasil

Nome

Título do Projeto

Empresa/Instituição

Júlia Leão

Impressão 3D de Medicamentos no Hospital

formula3D

Endria Carem Silva Lima

ClientConnect: Gestão de projetos impulsionada por IA

Stec

Nathália Terra

Análise de Falha de PCBA por Metalografia, Corante & Alavanca e Raio-X

Visteon Amazonas

Ana Paula Zapelini de Melo

Soluções de baixo custo para a fabricação de peixes

Universidade da Califórnia, Davis

Vanessa Aparecida de Moraes Weber

Visión Computacional para Monitoreo de Ganado

Soluções de Precisão KEROW

Ana Carolina Migliorini Figueira

Plataformas Microfisiológicas Relevantes para Humanos

CNPEM

Carolini Kaid

Vírus Terapêuticos para Tumores Cerebrais

iOZ Biotech

Ídila Maria da Silva Araújo

Ração Granulada de Bagro de Malte

Agroindústria Tropical e Biovalor de Embrapa

Maria Izabel Magalhães Viana Fittipaldi

Paper Protect: Embalagens Sustentáveis

Protect Mais Nanotecnologia Ltda

Gabriela Pereira Barros

Biofilmes Nanocompósitos de Malte Bagasse

Universidade / Instituto de Tecnologia e Pesquisa Tiradentes

 

 

Nota: A lista completa dos 25 vencedores, incluindo informações sobre representantes de outros países da América Latina, está publicada em https://3m25mujeresenlaciencia.org/pt/

Como nas edições anteriores, o processo de avaliação foi conduzido por um júri composto por especialistas da 3M e convidados externos com experiência nas áreas de pesquisa, inovação, tecnologia e manufatura. Entre os critérios considerados estão impacto social, inovação, viabilidade técnica e econômica, maturidade do projeto e trajetória do candidato.

As 25 mulheres reconhecidas nesta edição receberão um troféu e reconhecimento oficial da 3M, além de visibilidade nos canais de mídia e na publicação digital "25 Mulheres na Ciência 2026", que contará com uma ilustração indédita criada para cada uma, em cada projeto. O anúncio das vencedoras ocorre em 11 de fevereiro de 2026, data que marca o Dia Internacional da Mulher e Meninas na Ciência.

No Brasil, as mulheres representam cerca de 24,2% da força de trabalho da indústria, segundo dados divulgados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em 2025. O indicador reflete um crescimento gradual na participação feminina. De acordo com pesquisas da Confederação Nacional da Indústria (CNI) baseadas no RAIS, a presença de mulheres em cargos de liderança industrial passou de 24% em 2008 para 31,8% em 2021, mostrando uma tendência consistente de aumento da participação feminina no setor.

Outros tópicos

Contato com os meios de comunicação

Contato - Veículos de Comunicação
 

Telefone de contato apenas para profissionais da Imprensa e veículos de comunicação. Para clientes e consumidores, favor ligar para 0800 013233.

Alertas por e-mail

Cadastre-se para receber atualizações automáticas por e-mail sobre as notícias da 3M.

Inscrição