Pesquisa global da 3M revela que a ciência é a chave para um futuro resiliente e próspero
Ago 12, 2024

À medida que o mundo enfrenta desafios ambientais, mudanças sociais e tecnologias em rápida evolução, a ciência continua oferecendo soluções. A pesquisa 3M State of Science Insights* de 2024 revela que as pessoas veem a ciência como essencial tanto para a sociedade quanto para suas vidas diárias. Encomendada pela 3M e realizada pela Morning Consult, a pesquisa global mostra que a ciência é vista como uma parte fundamental de como o mundo lida com questões urgentes como a mudança climática, molda o futuro do trabalho e promove o crescimento das carreiras STEM e dos empregos verdes - todos componentes essenciais de um futuro próspero.

"É encorajador ver o amplo reconhecimento do papel crítico da ciência em nossas vidas", disse John Banovetz, vice-presidente executivo, diretor de tecnologia e responsabilidade ambiental da 3M. "A ciência é o que permite à 3M inovar em soluções vitais que transformam vidas, ajudam a preservar nosso planeta, tornam as pessoas mais seguras e mais produtivas e constroem um amanhã mais brilhante".

À medida que a 3M trabalha para enfrentar os desafios globais, sabemos que as oportunidades e os problemas apresentados pelas mudanças climáticas, o futuro do trabalho e as tecnologias emergentes não podem ser enfrentados de forma independente - eles estão interconectados. Para impulsionar o progresso global, o mundo deve olhar para essas macroforças coletivamente e trabalhar em conjunto - como empresas, governos, instituições educacionais e indivíduos.

A mudança climática é uma das maiores ameaças à humanidade
A mudança climática é uma questão incrivelmente complexa que afeta a população global de várias maneiras, e a maioria reconhece que ela deve ser tratada com urgência. Na verdade, mais de três quartos dos entrevistados da pesquisa acham que a mudança climática é uma das maiores ameaças à humanidade (81%) e, à medida que os impactos da mudança climática afetam mais comunidades, a questão também se torna mais pessoal.

Embora quase metade dos entrevistados globais afirme já ter sido afetada pelas mudanças climáticas (43%), um terço (30%) acredita que sua comunidade será afetada nos próximos dez anos. Eventos climáticos extremos (52%), falta de água potável (34%), mudanças de longo prazo nos padrões de temperatura e clima (32%) e mudanças climáticas relacionadas a problemas de saúde (31%) estão entre as principais preocupações.

"A 3M está reforçando seu compromisso de encontrar soluções climáticas inovadoras", disse Gayle Schueller, vice-presidente sênior e diretora de sustentabilidade da 3M. "Estamos focados no uso de ciência e tecnologia de materiais avançados para abordar essa questão primordial, avançando na descarbonização, eficiência energética, redução de resíduos e infraestrutura sustentável para proteger nosso planeta e seus habitantes".

Globalmente, 85% dos participantes da pesquisa acreditam que as empresas precisam se comprometer mais com o uso de materiais sustentáveis, e 77% exigem transparência das empresas que afirmam compromissos sustentáveis. A 3M se orgulha de seu grupo diversificado de objetivos de sustentabilidade e informa sobre seu progresso a cada ano no Global Impact Report.

O futuro do trabalho é definido por profissões especializadas, STEM e empregos verdes
A força de trabalho global continua evoluindo à medida que as mudanças demográficas e climáticas remodelam o mundo ao nosso redor. Apesar da mudança e da incerteza para muitos, os entrevistados têm esperança de que as profissões qualificadas, STEM e empregos ecológicos liderarão o caminho e desempenharão um papel significativo no futuro do trabalho. De fato, os entrevistados afirmam que os empregos especializados (83%) são a principal escolha de carreira recomendada para as gerações mais jovens, seguidos de perto por STEM (80%) e empregos verdes (78%), o que demonstra a relevância e a importância global dessas carreiras vitais em todos os setores. 

"Para a transição do mundo para uma economia de baixo carbono, as carreiras STEM e de empregos especializados são vitais.  Devemos incentivar as pessoas a seguir esses campos e lhes dar apoio em sua jornada", disse Jayshree Seth, cientista corporativa e chief science advocate da 3M. "À medida que os desafios enfrentados pelo nosso mundo evoluem, a próxima geração pode nos ajudar a nos adaptar, aplicando suas habilidades para criar e implementar soluções sustentáveis inovadoras baseadas na ciência".

Embora as carreiras em STEM ainda ofereçam a maior oportunidade para as gerações mais jovens, os empregos verdes estão se destacando. Os entrevistados não só veem os empregos verdes como um campo em crescimento (51%), como também acreditam que o mundo precisa de mais trabalhadores verdes (49%), à medida que a mudança climática abala as comunidades. Além disso, muitos veem os empregos verdes como uma oportunidade de inovação e solução de problemas.

Os empregos verdes representam esperança e oportunidade
À medida que aumentam as preocupações globais sobre as mudanças climáticas, o crescimento dos empregos verdes pode oferecer alívio - beneficiando o planeta, as pessoas e o crescimento econômico. Definidas como empregos que contribuem para preservar ou restaurar o meio ambiente, os empregos verdes podem ser encontrados em setores tradicionais, como manufatura e construção, ou em campos em expansão, como energia renovável e eficiência energética.

Paralelamente aos governos, empresas e organizações, o público está reconhecendo cada vez mais a importância da economia verde. Globalmente, 75% dos entrevistados acreditam que os empregos verdes são cruciais para lidar com as mudanças climáticas e 77% acreditam que os empregos verdes terão um impacto positivo na sociedade.

Em um nível pessoal, muitos acreditam que esses empregos oferecem oportunidades de carreira promissoras e a maioria espera ver um crescimento no mercado de empregos verdes nos próximos cinco anos (75%). Os resultados da pesquisa mostram que, com esse impulso global e sentimento positivo, há uma oportunidade para as empresas aproveitarem o momento e impulsionarem o desenvolvimento de habilidades ecológicas:

  • Os empregos verdes são para todas as pessoas. A maioria dos entrevistados (70%) acredita que as pessoas em todos os estágios profissionais devem procurar empregos verdes. Isso pode indicar que os trabalhadores verdes têm maior probabilidade de compartilhar uma mentalidade voltada para um propósito do que a faixa etária ou a formação profissional.  
  • Há um sentimento universal de entusiasmo e respeito pelos empregos verdes. Cerca de três quartos (73%) acreditam que os empregos verdes proporcionam novas e emocionantes oportunidades, têm um impacto positivo sobre a sociedade (77%) e exigem respeito por aqueles que os desenvolvem (77%).
  • O interesse em aprender habilidades ecológicas é generalizado. Dois terços (65%) das pessoas gostariam de aprender habilidades que pudessem lhes ajudar a conseguir um emprego verde, e 63% também acreditam que não precisam mudar de carreira para conseguir um emprego verde.

A revolução da IA e seu impacto no mundo ao nosso redor
A Inteligência Artificial (IA) está associada tanto a oportunidades quanto a desafios, incluindo a transformação econômica, o temor de desestabilização social, preocupações com a governança e impactos na educação e no emprego. Apesar dessas perspectivas contraditórias, é indiscutível que a IA está moldando o futuro.

De acordo com os entrevistados da pesquisa, 77% acreditam que a IA mudará o mundo como o conhecemos, mas 77% também acreditam que, devido ao seu potencial revolucionário, a IA precisa ser fortemente regulamentada. Está claro que as atitudes em relação à IA são situacionais entre a vida em casa e no trabalho. A maioria das pessoas (61%) observa uma presença cada vez maior da IA em suas vidas, uma compreensão clara de onde a IA está sendo usada em sua vida cotidiana (55%) e uma forte convicção de que a IA é uma ferramenta para a solução de problemas (68%).

Além da IA, há um temor geral de que as tecnologias emergentes, os robôs e a automação substituam os trabalhadores (66%). Possivelmente alimentado por essa preocupação, a maioria das pessoas diz que ficaria entusiasmada em trabalhar com essas inovações em evolução.

Construindo um futuro mais brilhante
À medida que o mundo faz a transição para uma economia e uma sociedade verdes, impulsionadas por tecnologias emergentes, o relacionamento e o envolvimento das pessoas com a ciência continuarão crescendo e evoluindo. Ao continuar inovando em soluções que atenuam os efeitos da mudança climática, disseminando a conscientização sobre o impacto e a importância dos empregos verdes e integrando de forma responsável as tecnologias emergentes, a 3M ajudará a promover o progresso global e um futuro mais brilhante para todas as pessoas.

*Metodologia do 3M State of Science Insights
O 3M State of Science Insights apresenta uma pesquisa original de terceiros, conduzida pela Morning Consult. A pesquisa foi realizada de 13 de dezembro de 2023 a 10 de janeiro de 2024 e pesquisou 10 países da Ásia-Pacífico, América do Norte, América do Sul e Europa entre 1.000 adultos da população geral (18+) em cada um dos seguintes países: Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Japão, México, Coreia do Sul, Reino Unido e EUA. No nível de confiança de 95%, a margem de erro é de +/- 1 ponto percentual no nível global de 10 países e +/- 3 pontos percentuais para cada país individualmente.

Outros tópicos

Contato com os meios de comunicação

Contato - Veículos de Comunicação
 

Telefone de contato apenas para profissionais da Imprensa e veículos de comunicação. Para clientes e consumidores, favor ligar para 0800 013233.

Alertas por e-mail

Cadastre-se para receber atualizações automáticas por e-mail sobre as notícias da 3M.

Inscrição