O que esperar se você sofrer danos de colisão neste inverno: 10 dicas dos especialistas da 3M
Fev 7, 2023
A man wearing safety glasses and a mask using an orbital sander to buff a car bumper.

Seja neve e gelo no norte dos Estados Unidos, ou tempestades e mau tempo no sul, as condições das estradas têm sido difíceis neste inverno em todo o país. Os especialistas da Divisão Automotive Aftermarket da 3M, que fornecem tecnologias e soluções inovadoras para os profissionais especializados em consertar colisões em todo o mundo, e apoiam a indústria através de treinamento e educação, oferecem as seguintes dicas e orientações sobre o que esperar se seu veículo estiver envolvido em um acidente: 

  1. O processo de conserto - desde o momento do acidente até que o veículo seja consertado - pode levar de um a vários meses. Como muitas indústrias, as oficinas de reparação de automóveis têm enfrentado interrupções significativas na cadeia de fornecimento e atrasos no envio que afetam a disponibilidade de peças, o que, por sua vez, afeta o planejamento. Tente ser paciente com o pessoal da oficina, pois eles se esforçam para lhe ajudar. 
  2. Também há falta de técnicos com as habilidades, experiência e treinamento necessários para trabalhar com as características, funcionalidades, materiais, conforto e ofertas de conveniência cada vez mais complexas encontradas nos veículos de hoje. A grande maioria das oficinas em todo o país tem pelo menos uma vaga chave a ser preenchida. Portanto, se você conhece alguém que está considerando suas opções de planejamento de carreira, há muitas oportunidades excelentes disponíveis nos ofícios especializados.  
  1. Com ambos os fatores em mente, as consultas de reparos podem ser classificadas, especialmente durante períodos de maior afluência, para dar prioridade aos veículos não dirigíveis. Se seu veículo tiver apenas danos superficiais, você pode ter que esperar mais do que se o veículo não for dirigível e precisar ser rebocado do local do acidente.  
  1. Os consertos em seu veículo podem ser agendados em vários horários à medida que as peças ficam disponíveis, em vez de em uma sessão.  
  1. Verifique sua apólice de seguro para cobertura de aluguel de carro se seu veículo não puder ser conduzido até que seja reparado ou para uso enquanto estiver sendo reparado. A duração do aluguel pode variar de acordo com o estado e região. Algumas oficinas oferecem um fornecimento limitado de carros alugados para os clientes. 
  1. Você pode escolher onde seu veículo deve ser consertado. Sua seguradora pode sugerir oficinas "parceiras" ou "recomendadas", mas você não está limitado a essas sugestões. 
  1. À medida que os projetos de veículos e sistemas de segurança se tornam cada vez mais complexos, a 3M recomenda encontrar uma oficina que seja certificada pelo fabricante de seu veículo. Isto ajuda a garantir que os técnicos sejam treinados para seguir os procedimentos de conserto OEM (fabricante do equipamento original) específicos para o ano, marca e modelo de seu veículo.  
  1. Solicite um "pré-scan" como parte do orçamento inicial do conserto, especialmente se você tiver que continuar dirigindo o veículo até que o trabalho necessário esteja concluído. Problemas com as funções ADAS (sistemas avançados de assistência ao motorista, tais como frenagem automática, freios antibloqueio, cruise control adaptativo, aviso de colisão frontal, aviso de saída da pista, controle de tração etc.) não podem acionar uma luz de erro no painel de instrumentos. Um pré-diagnóstico produz uma lista de códigos de falha que os sistemas eletrônicos do veículo estão experimentando para que você saiba quais sistemas de segurança e alerta estão funcionando. Só porque você pode dirigir o veículo, não significa que você deve. 
  1. Tenha em mente que a estimativa inicial do conserto é apenas isso - uma avaliação preliminar da capacidade de reparo geral do veículo. Uma vez iniciado o processo, os técnicos podem descobrir danos adicionais que não foram visíveis na estimativa inicial.  
  1. O custo aproximado de consertos de automóveis dobrou nos últimos cinco anos, portanto, se você teve um acidente no passado, mas já faz um tempo, esteja preparado para que as coisas sejam diferentes. Por exemplo, as oficinas não se oferecem mais para cobrir as franquias de seguro dos clientes a fim de trabalhar. Os proprietários das oficinas enfrentam um aumento dos custos operacionais para seus investimentos em treinamento de pessoal e equipamentos. Ambos são necessários para realizar consertos adequadamente e para manter o ritmo da tecnologia automotiva. 

Outros tópicos

Contato com os meios de comunicação

Contato - Veículos de Comunicação
 

Telefone de contato apenas para profissionais da Imprensa e veículos de comunicação. Para clientes e consumidores, favor ligar para 0800 013233.

Alertas por e-mail

Cadastre-se para receber atualizações automáticas por e-mail sobre as notícias da 3M.

Inscrição