O apoio às mulheres e meninas na ciência começa por lhes mostrar o que é possível.
"A ciência e a comunidade científica devem ser uma representação de nossa sociedade", diz a Dra. Jayshree Seth, corporate scientist e chief science advocate da 3M. "Mulheres e meninas constituem a metade da população mundial. Precisamos liberar seu potencial mostrando e celebrando que elas também podem ser cientistas".
Para Jayshree, saber que ela podia seguir a educação científica nunca foi uma dúvida. A ciência era parte de tudo o que ela conhecia ao crescer na Índia. Seu pai era professor de engenharia civil no Instituto Indiano de Tecnologia em Roorkee e a família de Jayshree morava no campus.
O que lhe faltava era o contexto em torno do porquê de ela entrar no campo STEM: "Por que estou fazendo isso? Quem ajuda? Por que é importante?".
As respostas vieram muito mais tarde, quando ela estava na escola de pós-graduação. Jayshree percebeu que, para ela, uma carreira na ciência significava resolver problemas. Isso se tornou ainda mais evidente quando, alguns anos depois, ela começou sua carreira na 3M, onde a missão da empresa é usar a ciência para resolver os problemas do mundo.
Após três décadas na 3M, Jayshree tem 76 patentes de diversas inovações. Ela foi nomeada a primeira chief science advocate da 3M em 2018 e está usando seu conhecimento científico, experiência técnica e profissional para fazer avançar a ciência e comunicar os benefícios da ciência e a importância da diversidade nos campos STEM.
O compromisso de Jayshree de incentivar, apoiar e orientar mulheres e meninas na ciência é garantir a diversidade na STEM, resultando em uma melhor ciência em geral.
"Você tem muito mais perspectiva sobre quais problemas resolver e um contexto mais rico em torno das soluções que você encontrar", diz Jayshree, "As perspectivas diversas são importantes para impulsionar a inovação".
De acordo com um novo estudo encomendado pela 3M, 87% dos americanos concordam que as mulheres são uma fonte de potencial inexplorado na força de trabalho STEM e 80% dizem que mais precisa ser feito para incentivar e manter os estudantes de grupos sub-representados engajados na educação STEM.
Audrey Sherman, uma cientista da divisão Health Care da 3M, concorda com o poder da diversidade para melhorar a ciência.
"Inovação é fazer algo novo, algo que não existia antes", diz Audrey, "Quando você injeta uma nova perspectiva, é quando as faíscas começam a voar".
Audrey começou a trabalhar na 3M no ensino médio no início dos anos 80 como parte de um programa de treinamento científico pré-universitário. Em 2017, ela se tornou a primeira mulher na 3M a atingir a marca das 100 patentes. Hoje, Audrey tem 168 patentes.
Audrey encoraja outras mulheres e meninas curiosas que gostam de resolver problemas e trabalhar em equipe a considerar uma carreira STEM. E ela espera que elas também sejam inspiradas pelo que ela e outras mulheres cientistas da 3M e de todo o mundo foram capazes de fazer.
"É importante ver que outras mulheres foram capazes de fazer isso", diz Audrey, "Quando você vê mulheres nesse papel, de repente é como, uau, é possível".
A 3M se une à ONU para reconhecer o sábado 11 de fevereiro como "Dia Internacional da Mulher e da Menina na Ciência", um dia para reconhecer as conquistas das mulheres na ciência e promover as carreiras da STEM para meninas em todo o mundo.
Em 2021, a 3M estabeleceu uma meta global, focada na educação, de criar cinco milhões de experiências únicas de aprendizagem e profissões especializadas da STEM para pessoas sub-representados até o final de 2025. No primeiro ano, a 3M criou e apoiou mais de um milhão de experiências únicas de aprendizagem.
Saiba como a 3M está trabalhando para levar as oportunidades de educação STEM a pessoas de todos os sexos, raças e origens:
- Visiting Wizards: Os Visiting Wizards da 3M encorajam os jovens (principalmente os da 1ª-6ª série) a se interessarem por STEM. Os 3M Wizards realizam interessantes e divertidas demonstrações científicas com experimentos práticos sobre uma variedade de tópicos. Essas simples experiências podem ajudar os jovens a entender como a ciência da 3M pode influenciar a vida cotidiana.
- 3M STEP (Science Training Encouragement Program): El programa 3M STEP oferece aos alunos do último ano da escola pública de St. Paul a oportunidade de passar um tempo na 3M durante o semestre de primavera para aprender como os cientistas da 3M aplicam a ciência à vida. Eles também trabalham nos laboratórios da 3M durante o verão, aplicando o que aprendem em sala de aula. Desde seu início, a 3M contratou vários ex-alunos da STEP, incluindo a cientista Audrey Sherman, a "Mulher das 100 Patentes" da 3M.
- 3M Tech Program: O objetivo do programa 3M Tech é ampliar o entendimento dos alunos sobre carreiras científicas e de engenharia, oferecendo visitas em sala de aula para proporcionar aos alunos, especialmente mulheres e minorias, a oportunidade de conhecer e interagir com modelos que desfrutam de carreiras técnicas.
- 3M TWIST (Teachers Working in Science and Technology): Proporciona aos professores uma oportunidade anual de ganhar experiência no mundo real STEM trabalhando em laboratórios e fábricas da 3M durante o verão, o programa 3M TWIST melhora o conhecimento dos professores sobre como a ciência se aplica à vida. Em 2021, a 3M praticamente hospedou professores em instalações em MN, WI, TX, NC e CT.
- Não Pareço Cientista: Em junho de 2021, a 3M estreou um documentário, “Não Pareço Cientista”, apresentando as histórias de quatro mulheres cientistas em diferentes carreiras que desafiam os estereótipos e enfrentam e superam a discriminação de gênero, raça e idade.
- Skilled: O último documentário da 3M "Skilled" celebra as profissões especializadas e aborda as percepções errôneas que podem estar impedindo mais pessoas de seguir estas carreiras vitais. O documentário estreou em 22 de janeiro em um evento oficial no Sundance Film Festival 2023 em Park City, Utah, e será exibido em vários futuros festivais internacionais de cinema, incluindo o Los Angeles International Film Festival e o US Documentary and Animated Film Festival, entre outros.