3M e GM fazem parceria para criar o primeiro sistema robótico de reparo de pintura em uma linha de montagem em movimento
Mar 3, 2025

O novo sistema melhora a qualidade e a eficiência

A 3M está fazendo uma parceria com a General Motors em algo que nunca foi feito antes na fabricação de automóveis: automatizar o reparo da pintura em uma linha de produção em movimento.

A GM está usando o Sistema Robótico de Reparo de Pintura Finesse-it™ Robotic Paint Repair System da 3M, que incorpora a robótica, software de movimento contínuo, modelagem de processos e tecnologia abrasiva para corrigir imperfeições na camada superior de tinta em veículos que saem da linha de montagem. A GM instalou o sistema em sua fábrica de Spring Hill, Tennessee, onde fabrica os SUVs Cadillac, e está considerando outras instalações e aplicações do sistema em outras fábricas no futuro.

A 3M ajudou a GM a desenvolver uma solução para um desafio enfrentado por todos os fabricantes de automóveis: encontrar e reparar imperfeições na pintura à medida que os veículos passam pela linha de montagem. Quando os reparos são feitos à mão, eles podem ser complexos e imprevisíveis. O Sistema Robótico de Reparo de Pintura Finesse-it da 3M torna o processo mais eficiente e preciso.

É assim que funciona: Para começar, um sistema de visão de alta tecnologia inspeciona o veículo de todos os ângulos para detectar e classificar as imperfeições na camada superior da pintura. Esses dados ajudam o sistema a criar o melhor plano de reparo da pintura. Em seguida, o veículo passa para a fase de lixamento e polimento. Os robôs seguem instruções precisas para reparar as imperfeições usando software, hardware, abrasivos especiais e polidores da 3M. O sistema pode até operar em uma linha de montagem em movimento, que é como a GM já o está usando em Spring Hill.  

Ryan Odegaard, diretor de Polímeros de Pintura e Manufatura Aditiva da GM, chamou a implementação do Sistema de Reparo de Pintura da 3M de “vanguarda da automação” para a oficina de pintura de alto volume da montadora. Odegaard falou sobre como a GM e a 3M estão colaborando com o reparo robótico da pintura no Thought Leadership Theater da 3M no CES em Las Vegas em janeiro.

“Na GM, muitos de nossos processos já são automatizados e essa é uma área muito complicada para se pensar em automatizar”, disse Odegaard. “Se você tem um produto voltado para o cliente, precisa garantir que o acabamento da pintura seja perfeito, pois é a primeira coisa que você vê quando entra em uma concessionária.”

Odegaard acrescentou que, tanto no processo de pintura industrial quanto no automotivo, sempre há a possibilidade de imperfeições na superfície. Essas imperfeições precisam ser corrigidas no final do processo e, até agora, essa tem sido uma das etapas mais demoradas para os fabricantes de automóveis.  

“Basicamente, há muitas inspeções e pessoas interagindo com essa superfície para corrigir esses problemas”, explica Odegaard.

A GM recorreu à 3M, com sua experiência em ciência de materiais e tecnologia abrasiva, para ajudar a montadora a automatizar esse processo. Para criar uma solução, a 3M aproveitou suas décadas de experiência em robótica, abrasivos e software.

No CES, Marcus Pelletier, Diretor Global de P&D de Desenvolvimento de Sistemas da 3M, disse que tudo isso acontece quando braços robóticos, equipados com discos abrasivos da 3M, descem no veículo para reparar imperfeições superficiais na pintura.

“Transmitimos informações ao robô aproximadamente a cada 10 milissegundos”, explica Pelletier. “Como fazemos isso em tempo real, se detectarmos algo quando a ferramenta toca o veículo... podemos modificar dinamicamente nossas trajetórias instantaneamente para que sempre cheguemos ao lugar certo.

O trabalho da 3M com a GM para revolucionar e simplificar o sistema de reparo de pintura da montadora demonstra que a 3M está comprometida em enfrentar os problemas desafiadores dos clientes com inovação contínua em abrasivos e robótica.

“Não queríamos enfrentar os problemas fáceis que outros estão resolvendo”, disse Pelletier. “Queríamos encontrar os problemas difíceis, mostrar nossos recursos e agregar valor, e continuaremos fazendo isso.”

 

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